Assim que abro meus olhos, filme tunisiano

Assim que abro os meus olhos. (As I Open My Eyes)

Assim que abro os meus olhos. (As I Open My Eyes)

Assim que abro os meus olhos é uma co-produção França/Tunísia, de Leyla Bouzid, filha do importante cineasta Nouri Bouzid, em um surpreendente longa de estréia.

O filme pode ser considerado um drama político musical, onde é contada a história de Farah, uma garota de 18 anos que canta numa banda POP e sonha em viver da música. Poderia ser simples e acabar por aí, mas a grande questão do filme é a densidade da situação política do momento na Tunísia,  envolvendo uma dura ditadura repressora. A trama acontece em 2010, poucos meses antes da revolução de Jasmim, que foi responsável pela instauração da democracia e fim dessa ditadura de mais de 20 anos de Zine el-Abidine Ben Ali, que ocupava o posto desde 1987.

Baya Medhaffar, além de boa atriz também se destaca como cantora, constrói um personagem de forte personalidade, ousadia e ao mesmo tempo com uma grande ingenuidade característica de sua idade. A sociedade é machista, o governo repressor, a liberdade de pensamento é oprimida e os conflitos em casa ressaltados, uma realidade que Farah transcende por meio de sua música.Assim que abro meus olhos, filme tunisiano

As canções foram compostas por Khyam Allami, músico britânico de descendência iraquiana, conhecido por trazer o alaúde árabe para a música contemporânea, no filme ele faz isso com louvor, pois adiciona o instrumento dentro de uma banda POP, com uma densidade única.

Sua formação talvez o tenha ajudado a criar essa atmosfera, pois no passado participou de algumas bandas alternativas do Rock, como a “Ursa” e “Art of Burning Water”.

Suas influências são peculiares, vão desde a música dos compositores árabes consagrados como Abdo Dagher, Hossein Alizade e Naseer Shamma, até os grandes nomes do Rock e Jazz, como King Crimson , Frank Zappa, Secret Chiefs 3, Philip Glass, Jaz Coleman e outros.

Confira o trailer do filme, ouça as canções e não perca:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *